Começa sessão para eleger presidente do Parlamento venezuelano

A sessão para eleger o presidente do Parlamento venezuelano para o próximo ano começou este sábado, na presença do vice-presidente Nicolás Maduro e de vários ministros, constatou a AFP.

A eleição ocorre em um momento de grande incerteza na Venezuela, devido à gravidade do estado de saúde do presidente Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro.

O atual presidente da Assembleia Nacional (unicameral) e número dois do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, poderia se manter no cargo, coincidem os analistas.

O Parlamento fez “esta convocação dando cumprimento à Constituição”, disse Cabello ao abrir a sessão.

Maduro foi à sede da Assembleia, situada no centro histórico de Caracas, na companhia do ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, e da Economia, Jorge Giordani, entre outros.

Chávez deveria assumir um novo madato de governo no dia 10 perante a Assembleia Nacional, mas o próprio governo reconheceu a possibilidade de que não possa estar presente por seu delicado estado de saúde.

A saída desta crise política é tema de um acalorado debate entre situação e oposição.

O governo sustenta que o juramento de Chávez, previsto pela Constituição, é uma mera “formalidade” e que o próprio texto prevê que, em caso de impossibilidade de se apresentar em 10 de janeiro, pode fazê-lo perante o Tribunal Supremo de Justiça, sem fixar data.

A oposição insiste em que se o chefe de Estado não pode tomar posse, o presidente da Assembleia Nacional deve fazê-lo temporariamente.

Segundo a oposição, em 10 de janeiro termina o mandato de Chávez, e consequentemente de todo o seu gabinete, e se não assumir a presidência para um terceiro mandato, deve ser declarada a “falta temporária” do chefe de Estado.

Agradecemos o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s