Índios doentes e sem assistência

Feira Grande – Hipertensão, diabetes e câncer eram doenças totalmente desconhecidas para os índios antes do convívio com os “brancos” no Brasil. Atualmente, essas três enfermidades são o flagelo para a comunidade Tingui-Botó, de Feira Grande. Mas, apesar dessas doenças terem surgido na aldeia devido à absorção da alimentação e dos costumes vindos de fora, os índios não têm o mesmo acesso a assistência à saúde, como os não índios.

“Faz muito tempo que a aldeia está sem médico e quando alguém fica doente, é mais fácil fazer uma consulta em Arapiraca do que aqui em Feira Grande, depois que a prefeitura decidiu que os índios só podem ser atendidos nos postos de saúde em caso de urgência”, explicou o índio Ricardo de Campos, membro do conselho de saúde da aldeia TinguiBotó.

A falta de um acompanhamento médico adequado deixou Simone Campos paraplégica. Após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça, ela precisaria dar continuidade ao tratamento com visitas ao médico e sessões de fisioterapia. Como isso não foi possível, aos poucos foi perdendo a capacidade de se movimentar e atualmente vive em uma cadeira de rodas e tem dificuldade até mesmo para se comunicar.

“Há mais de um ano que ela não faz uma consulta médica e a gente não pode nem levar para o Centro de Reabilitação. Apesar de ter o carro, a condição dela dificulta o transporte. Agora, tudo que a gente queria era uma cadeira de banho e fraldas geriátricas. Atualmente, a aposentadoria dela só dá para comprar as fraldas e nada mais. Já pedimos várias vezes à Secretaria de Saúde, mas eles nunca mandaram”, conta a irmã de Simone, Marli Campos.

Agradecemos o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s